Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Entrevista com Mayckon Almeida.







Esta entrevista foi feita pela academica Débora Guimarães pesquisadora e aluna da UFES pra um Trabalho de Graduação do curso de Artes Visuais, da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo.

Mayckon Almeida aka Zulu Phylosophy aka FleshBonez(entrevistado)

1)Conte um pouco sobre a sua trajetória na dança de rua.

Professor de Danças Urbanas (STREET DANCE)
Dançarino e artista há 15 anos iniciou sua carreira como ator bailarino na Cia Étnica de Dança e Teatro (Dir. Carmem Luz) sendo inserido nas disciplinas acadêmicas como:
Balé,Jazz(Tirza Barizon),Afro(Charles Nelson),Contato e improviso,Expressão corporal (Carmem Luz),Capoeira.
Em 2005 viajou pela Europa através do projeto cultural Brasil/França em parcerias com SESC e Châteauvallon onde se inseriu em Danças urbanas e se apresentando em teatros consagrados como nas cidades de Lyon, Toulon,Amsterdam,Tunísia,Martigue ,Paris...
Bailarino que participou de inúmeros shows e espetáculos como nos show da Rede Globo de televisão sob a direção coreográfica do Diretor Vagner Menezes (Fly) no show Xuxa festa 20 anos, show da virada, como  também melhores do ano sob a direção coreográfica do coreografo Sylvio Lemgruber.
Trabalhou em importantes projetos sociais como na CRAS(Referência da Assistência Social) em comunidades carentes, como também ministrou aulas de Danças Urbanas  em importantes escolas de dança como Cia Étnica DE Dança Teatro,Centro de Movimento Deborah Colker ,Pé na Dança,Sesc Tijuca,JBS centro de Dança
Componente da crew 904 KRUMP MOVEMENT  da direção artística e coreográfica do bailarino Bruno Duarte desenvolve como militante e ativista no universo do KRUMP a fim de disseminar o universo através da pesquisa e conhecimento através do KRUMPOLOGY GROUP no FaceBook e workshops pelo Brasil...
Militante e membro da ZULU NATION Brasil sob a direção do  King Nino Brown e o coordenador local do Rio de Janeiro ZULU TR, como ativista promove a cultura HIP-HOP em sua essência através da promoção de eventos relacionados a cultura a fim de levar o conhecimento da verdadeira essência da cultura HIP-HOP...

2)Como o Krump surgiu pra você e em que momento você decidiu agregá-lo ao que já fazia?

 Quando estava ainda integrado as danças acadêmicas percebi que “ela” a dança em si promovia em mim mais a exclusão do que a inclusão,pois os padrões da dança sempre eram de um cunho europeu e burguês,onde mesmo com uma certa inserção ainda assim na pratica não promovia a inclusão de fato,não me sentia  muito a vontade para me expressar através de minhas raízes e de quem eu realmente era...dai vi pela primeira vez o hip hop em um vídeo clipe(miss ELLIOT)e mesmo apesar de acompanhar o Michael Jackson desde minha infância não sabia se quer distinguir o que era aquilo que eu via apenas achava fantástico mas não sabia o que se tratava e ao ver a miss Elliot percebi que minha alma pulsava com o ritmo e achava eu ser coisa dos negros Norte Americanos e queria dançar como eles... Daí começou meu contato com o Hip Hop ainda sim no mesmo clip vi um certo movimento frenético que não sabia o que era (era o krump) que mais tarde vim a conhecer em 2005 através do documentário Rize. 


3)Quais são as origens do Krump?

 Bem eu escrevi uma nota sobre o krump que é extensa tentarei expor tudo aqui.

Influencias do Krump

Hoje venho falar de um dos aspectos mais importantes e sinuosos do krump, pois este é composto de varias influencias , entre elas o STEPPING(OU STOMP),GUMBOOT(dança africana originalmente agente influenciador do stepping), popping,clown dance,e hip hop.

Bem irei centralizar minha abordagem no stepping onde faremos uma grande viagem em torno deste universo para entendermos de onde vem a essência krump,antes de mais nada quero ressaltar que muitos enaltecem o CLOWN sendo ele a principal dança influenciadora do krump, quero que meus amigos me desculpem mas busquem releiam e estudem mais uma vez sobre o krump, pois um dos motivos de CEASARE WILLIS ter denominado o estilo originalmente como BUCK STYLE foi justamente por não se identificar com o estilo CLOWN e viu que não fazia mais sentido pintar sua face como um artista circense(palhaço),bem tudo começa com a essencia africana abordado no filme documentário RIZE onde o diretor quis fazer uma comparação e não afirmar que o krump veio das danças africanas,mas como todo povo e raça é normal que estes valorizem suas raízes, e neste caso a raiz do krump é o podemos dizer assim o GUMBOOT ,este estilo é encontrado nas regiões da África do Sul onde os dançarinos vestidos como mineiros e operários encenam minuciosamente com cânticos e gafes que retratam um quadro histórico originalmente concebido nas minas africanas link do estudo


mas ainda não temos o resultado final que inspirou o krump pois este ainda inspirou  os norte americanos e este foi adotado por grupos e fraternidades e irmandades negras das universidades americanas,o stepping consiste em utilizar pés e mãos e todo o corpo em um ritmo estético e musical produzido pelas percussões que são produzidas pelos pontos de contatos,bem mas ainda não temos o fator final? sim pois como já mencionado antes o krump é uma dança expressão que se manifesta pelo fator cultural e politico-social de uma região e de um povo assim  temos que ir mais a fundo para compreender  de onde vem esta vibe,abordaremos um grupo de stepping chamado Omega Psi Phi e faremos algum paralelo para termos maior compreensão,tight eyez diz que as bases mais importantes do krump são stomp,chest pop,arms e character,dai temos que entender oque significa isto e de onde vem esta essência, pois os movimentos de stepping tem influencias enraizadas em conceitos africanos mas são abordados por uma questão social, ex: os jovens de universidades por estarem na fase de alistamento militar exercem suas influencias seja no esporte ou na cultura,o stepping utiliza se de uma regra coreográfica baseada em formação militar e é de onde eles tiram toda a disciplina e motivação para retirar o tonus muscular de que eles precisam, a questão fraternidade não é nova no krump pois isto é proveniente de grupos e fraternidades negras do EUA onde os laços são fortes e dai o estimulo característico de família link do stepping-africano-


Precisão, força, vibratilidade, energia, união, os passos do stepping dão a marcação exata para uma concepção cultural e social dentro do krump, veja para mais detalhes o DVD the krump goldem series 2.0 advanced techinics,  você terá com mais precisão o conhecimento da influência do stepping no krump, e como este influenciou nas vestimentas e postura dentro do krump,muitos hoje querem e vêem o krump com um olhar estético e sensacionalista, ou seja vêem o krump como vêem uma roda de popping ou b. boy e acham que é o trick ou o combo que vai determinar quem é o melhor , ai vai um conselho para meus amigos que se intitularão jurados de uma batalha de krump, tenham ética para julgar, conheçam a fundo antes de fazerem pré julgamento, pois o que dita quem é um melhor krump é o espírito krump e como este se relaciona em questão de criatividade e musicalidade em meio  a um conceito de freestyle, link do Omega Psi Phi


  Este link acima expressa melhor o espírito krump e de onde vem sua união e espíritos de batalha, eles literalmente demonstram raça e vigor para uma batalha,espero ter ajudado a meus amigos krumpers entenderem a verdadeira filosofia e que possam aprender a extrair melhor de vocês  aquilo que vocês já tem,é apenas uma questão de direcionamento ...

História real do krump

KRUMP-Kingdon. Radically. Uplifted .Mighty of Praise
Conhecido popularmente após o documentário “Rize” de David Lachappelle lançado em 2005. O Krump ou Krumping ou até mesmo Buck Style se deu origem através do Clown dance criada por Thommy, The Clown ex-traficante e também dançarino de hip hop que em 1992 nas ruas de Los Angeles começou a animar festas infantis. Aos poucos Tommy, foi reunindo sua galera. Disso tudo, foi fundada a Clown dance que tempo depois se daria origem ao Buck Style. Freqüentemente, a Clown dance é confundida pelo Krump, a Clown dance teve e tem como objetivo entreter e proporcionar uma saída positiva para os jovens do sul de Los Angeles.

Por muitos anos, a Clown dance tomou conta de Los Angeles e aos poucos se espalhou por todo país. Tomando assim a atenção do jovem de 14 anos Ceasare Willis (conhecido como Tight Eye) que tinha recentemente se mudado para o sul de L.A e depois para a costa Leste em 1999. Freqüentemente os clowns realizavam no bairro festas e batalhas e Tight logo passou a andar pelas esquinas da cidade tentando imitar o estilo de Tommy. Após uma tentativa sem sucesso de entrar na crew de Tommy. Tight Eyez ficou determinado a dominar equilíbrio e movimento e imediatamente reuniu em si mesmo todos os estilos de dança, estudos, como parte do seu ballet aprendido no ginásio.

Conformado, Tight Eye reuniu colegas de dança tais como, Big Mijo no qual se aproximou dele pela capacidade de dominar a difícil C-Walk dança da redondeza, que via Tight fazendo nas festas. Os dois se tornaram rapidamente amigos e começaram a trabalhar no laboratório onde iria compartilhar idéias e trabalhos e dominar seu próprio estilo de dança. Chamavam-lhe "Wilin 'Out", e fez dela a sua missão de espalhar-la em nas batalhas, ou onde quer que eles tivessem a chance.

O desenvolvimento deste estilo finalmente levou a uma segunda audição com Tommy. Na seqüência desta audição, tanto Tight Eyez e Mijo conheceram Lil’C na segunda etapa da audição para a “The Lay Low Clowns Crew” em 2000. E começaram a ensinar para Lil’c a Wilin' Out (um estilo fora o estilo clown de se dançar).

À medida que o estilo aumentou o nível da crew de Tommy, ela rapidamente se tornou evidente que o seu estilo era diferente das outras danças. Inicialmente, as batalhas eram realizadas todas as sextas-feiras, e cerca de 100 bailarinos e espectadores iriam aparecer para ver os movimentos inovadores: combos, arm swings, e chest pops. Daí Tight Eye e Mijo denominaram o novo estilo como Krump, que foi uma sátira ao estilo rapper do sul chamado “Krunk”. Krump era um estilo mais agressivo do que clown, e era uma maneira de expressar raiva, frustração, e outras emoções intensas, por oposição a apenas entreter espectadores.

Em 2001, Tight Eyez, Mijo, e Lil 'C e a oposição Tommy's crew iniciaram o processo de passar a palavra desta nova dança estilo. Embora eles não tivessem sido oficialmente clowns, eles ainda pintavam os rostos. Uma noite no estacionamento de um supermercado sobre o infame Crenshaw Boulevard. Tight Eyez e sua crew participaram de uma batalha contra a "Get 'Em Up Clowns", no estacionamento de um supermercado Ralph's. Apos esta batalha, Tight percebeu que a pintura já não refletia o que estavam fazendo e quem eram, e foi neste momento que ele percebeu que ele era realmente um Krumper, não um palhaço. Embora esta revelação viesse a provocar um dos maiores confrontos na história do Krump, foi um momento crucial na gênese do Krump.

De lá, Tight Eyez se juntou a Mijo "The Cartoonz,« um grupo constituído por originais dançarinos de krump, e eles começaram a ensinar os bailarinos os diferentes estilos que chamaram Krump. Em 2003, os fundadores do movimento Krump, Tight Eyes e Mijo, se encontraram com The Doctor e, em 2004, todos eles oficialmente criaram a crew Krump Kings, que consiste nos verdadeiros krumpers e os seus discípulos. Foi então, com a ajuda da KK inc. que o Krump realmente tem se espalhado pelo mundo. Com filmes e DVDs instrucionais, os seus hábitos e crenças, os jovens em todos os lugares foram capazes de se relacionar com os Kings e o KrumpKings.com foi rapidamente estabelecida como a maior comunidade on-line de krumpers.

Desde então, o Krump Kings tem viajado ao redor do mundo, a fim de partilhar esta arte com os fãs e difundir as ideais em que a Companhia e KK Crew representam; Esperança, Liberdade, Amor, Paz, Unidade e finalmente... Fé. 
Hoje Tight eyes depois de uma grande trajetória e confrontos como também alianças e desavenças criou e tornou se mentor da SK(STREET KINGDOM) e já após uma longa trajetória já não compõem mais a KRUMP KINGS, seus antigos LIL Homies hoje ironicamente seguiram o mesmo destino que este quando ao começar com Tommy decidiu seguir seu próprio caminho, ou seja, eles hoje compõem grupos rivais ao atual SK assim como a IMPACT pertencente a Solow e Crush, MIJO Co- parceiro no desenvolvimento e criação do Krump compõe e pertence aos Renagade e Xtreme Movement,nesta novela de novos laços familiares surge então vários ícones ilustres ao qual dentre eles encontramos o JOEY TURMAN aka KNUCKLEAHEAD aka BADGUY#4 AKA Tha PhittedSnatcher aka Jay NY Maddness que estará presente na primeira vinda oficial de um SK no BRASIL, hoje SK liderada pelo Tight Eyes é uma das detentoras da linha e estilo originário e difusor do KRUMP em sua essência.


4)De onde surgiu o nome do estilo? Tem algum significado?

Originalmente chamado BUCK Style,após a conversão de Ceasare Willis ao cristianismo passou a ter a sigla da seguinte forma:
K.R.U.M.P  - Kingdon. Radically. Uplifted .Mighty of Praise

5)É correto afirmar que o Krump surgiu da cultura Hip Hop? Ou eles não estão ligados de forma alguma?

 Sim  HipHop é uma cultura e como agente cultural ele envolve características peculiares de um povo, uma região, o Krump é a única dança que expressa esta natureza negra Norte americana de quem realmente eles são, elas expressa o dia-dia, ela expressa  os medos,anseios,sonhos...

6)Me fale um pouco, de forma bem simples, sobre as diferenças de movimento entre o BREAK, o POPPING, o LOCKING e o KRUMP.

 Simples as outras danças expressam uma forma de entretenimento, são oriundas de social parties, voltadas para o salão de festas, são de caráter de entretenimento, o krump expressa algo mais undergroud, onde você a usa como uma psicanálise é algo mais interno e profundo, não é de caráter de entretenimento, pois estamos falando de um confronto dançado, krump traçando um paralelo a grosso modo é uma dança em forma de luta(como é na capoeira) mas ela é usada de um forma positiva a fim de extravasar as frustrações e tenções de um modo positivo a fim de estabelecer identidade...

7)Há uma certa rixa entre NY e LA nos EUA e entre SP e RJ aqui. A que se deve essa tensão? Há diferenças de movimentos?

 Partido, estamos lidando com juventude e a juventude tem interesse de demarcar território, o desejo competitivo, como existe nos clubes esportivos, assim existe tbm naturalmente a busca pelo titulo, pelo respeito, pela posição...

8)Por quê os krumpers têm apelidos em inglês? De onde eles surgem?

Bem devemos respeitar a origem, e como estamos ligados ainda a uma essência onde há um tutor (tight eyes) estamos ligados ainda a fonte original do estilo, logo em caráter de respaldo tds hoje no mundo visam ser lil homies do tight eyes para obter respeito, o que reflete os laços de família, é algo que demarca posição, é como uma gangue, um clã,logo o privilégio é doa americanos e daí o porque se referir a fonte de forma a facilitar esta comunicação,e logo seu AKA(AS KNOWN AS) deve expressar sua característica através de sua dança, hoje o foco de todos é ser um SK(STREET KINGDOM)

9)Como está o cenário do Krump no Brasil no momento?

Engatinhando e tudo é uma questão de organização, formação e aptidão empreendedora, ainda é algo de “grupinhos”, não se tornou algo realmente empreendedor a fim de causar impacto...


0 comentários: