Olá consagrados e queridos...
Hoje iremos abordar um assunto um tanto complexo e que requer entendimento sobre seu real significado e conceito dentro de sua aplicação, estamos falando de "MOVIMENTO".
Este termo é aplicado no Krump como forma de expressar a definição de "Um grupo de pessoas cujo objetivo é propagar ações que representam uma cultura ou pensamento", no caso do Krump temos uma cultura ao qual nasce nos EUA e que seu principal foco era inicialmente segundo Tight Eyez ser uma atividade que pudesse contrapor a realidade de opressão ao qual os jovens de bairros pobres e de regiões violentas como os deles pudessem extravasar aquela "negatividade" de forma expressiva e artística em forma positiva, ao qual eu chamo de Catarse (do grego kátharsis, "purificação", derivado de καϑαίρω, "purificar").
O Krump é uma dança extremamente poderosa, que vai além da técnica, mas trabalha também nas regiões da Psique. Psique é a palavra com origem no grego psykhé e que é usada para descrever a alma ou espírito. Também é uma palavra relacionada com a psicologia, e começou a ser usada com a conotação de "mente ou ego" por psicólogos contemporâneos. E é exatamente aqui que me permito a entrar para dar o "tom" de nossa conversa.
Ego segundo a psicologia é o núcleo da personalidade de uma pessoa, o princípio de organização dinâmica, diretor e avaliador que determina as vivências e ATOS (Personagem) do indivíduo, é aqui que entra o "Alter Ego" (Entenda como o "outro EU").
O que é ter um Alter ego?
Alter ego é uma locução substantiva com origem no latim "alter" (outro) e "ego" (eu) cujo significado literal é "o outro eu". A expressão alter ego é uma outra personalidade de uma mesma pessoa podendo ser um amigo ou alguém próximo em que se deposita total confiança.
No krump é justamente isto que temos como base para o desenvolver de nossa expressividade "O personagem" ao qual é baseado em atitudes de um outro "eu" ao qual muitas das vezes representa esta Catarse sobre si...
Quando envolvemos o contexto de "MOVIMENTO" estamos falando justamente disto, onde pessoas se agrupam e formam uma comunidade para estes "RITOS" ou rituais se preferirem, onde se propaga e cultiva este universo a fim de poderem expressar esta ideia sobre uma Cultura.
Aplicando isto no Krump podemos afirmar que a cultura não é feita apenas por quem "dança", o Krump sempre foi uma dança que transpôs tempo e espaço, na verdade é uma cultura de "afirmação territorial" assim como Eyez e Mijo se viram na necessidade de ganhar respeito diante de Thommy " The Clown" justamente para ganhar sua "VALIDAÇÃO" diante do cenário de batalhas e territorialização dentro da era "RIZE".
Para quem acompanhou o "KRUMP KINGS" (Me refiro aos DVDs) sabe que existiam as tais batalhas por validação, que consistia obter o respeito pelos antigos justamente para fazer parte do agrupamento dos ELITE KRUMPERS da época. Era normal as batalhas acontecerem com os "novatos" ou recém chegados na cena onde todos desejavam fazer parte do KRUMP KINGS.
Mas o que eram os KRUMP KINGS?
Krump Kings eram os krumpers mais perigosos e habilidosos da época que foram validados por Eyez e Mijo para comporem um acervo de identidade ( assistir Styles of Krump DVD) onde somente os "validados" poderiam fazer parte deste grupo.
(link do video)- https://www.youtube.com/watch?v=7zMCy5ngX5Q
E por que ser "validado"?
É exatamente esta a questão, estamos falando de uma cultura de rua onde seus moldes são baseados nos "meandros" de gangues, onde é necessário segundo a tradição ser validado pelos mais antigos para fazerem parte do agrupamento, é como nos filmes de "MAFIA" onde o menor vai conquistando a confiança dos mais velho e conquistando a sua representatividade.
Isto faz parte do sistema do "KRUMP GAME" já estabelecido dentro da cultura por quem tem a vivencia a anos, a saber os krumpers norte-americanos, que construíram um sistema complexo para manter a dança viva e atuante.
Tight Eyez onde passava batalhava, sempre para se testar e como criador da dança provar para si que sua técnica e seus ensinamentos estavam atualizados, assim como "Bruce Lee" Eyez tinha esta necessidade de superação e validação por ser um dos criadores de um dos estilos mais competitivos de dança já criado.
Krump é uma dança de "validação" embora ela tenha sua forma artística e expressiva ela foi forjada no "FOGO DA BATALHA". E em cada local Tight Eyes ensinava e deixava discípulos que validavam o movimento daquela localidade especifica, era o que acostumava acontecer na Europa mais especificamente a exemplo da França e Rússia.
Estamos falando de escolas, onde sempre foi uma honra ser do "clã/escola" de um dos mais atuantes e influentes krumpers de toda uma geração. Os americanos costumam dizer que quem é krumper tem que viajar para a "MECA" para se validar, ao qual é impossível você se intitular o melhor krumper se você não enfrentou ainda os melhores krumpers do mundo, assim também como no krump existe os RANKS que são os Spots de validação que categorizam seu legado ( assim como no Boxe) de acordo com sua vivencia. Nós conhecemos alguns como HeavyHitters, Rookies, OGs,Vets etc..
Um movimento envolve toda esta estrutura e consequentemente envolve a "validação" seja ela local ou regional. O krump trabalha a promoção hoje singular através das redes sociais o que facilitou muito a propagação de novos talentos, mas para quem acha que tudo se resume em treinar no "quarto e postar vídeos" precisa entender que a cultura embora tenha iniciado em uma sala de visitas se trata de uma cultura coletiva que faz jus ao nome "movimento" que provem do ato de se movimentar... Dai o termo criado chamado MAKE NOIZE (Faça barulho).
Em um universo tão rico e de constantes mudanças e validações é normal as pessoas buscarem reconhecimento e validação, mas não sem antes "MOSTRAREM SERVIÇO" e que requer passar por estes desafios já estabelecidos pelo krump. Se eu quero entrar numa crew "de krump" eu tenho que ser validado pela crew, se eu quero ter relevância com um nome especifico eu tenho que provar que este nome faz jus ao que me proponho me validando em "Batalhas".
O krump a todo momento esta em movimento, no Brasil por exemplo temos nomes que foram se validar lá fora a fim de ganharem o respeito pelo seu legado, e sim, se quero reconhecimento eu preciso me validar onde existe o foco principal do movimento, e isto esta compreendido nos grandes eventos.
É quase que impossível eu ser krumper na minha cidade sem me envolver nos eventos de krump daquele movimento local, assim como é impossível querer estar inserido em um movimento nacional e nunca ter participado de uma coletividade onde o movimento nacional esta inserido. Hoje a capital do krump no Brasil especificamente é em São Paulo, e por quê? Isto devido a todo o contexto histórico, por ser uma das cidades mais antigas e de maior contingente de numero de krumpers em solo Brasileiro e também de maior realização de um evento internacional a saber o CFTK.
Eu como krumper devo me permitir como membro desta cultura vivenciar isto pelo menos uma vez no ano, assim como muitos devem desejar também ir em eventos internacionais como a EBS e Illest assim como almejar viajar para a MECA do krump (EUA). A validação do krump é necessária, é uma cultura já pré estabelecida e que tem sua vertentes e diretrizes, mas sobre tudo é uma cultura de vivencia e aprendizado, onde sua fala só funciona de acordo com aquilo que você apresenta em cena.
E ai foi criado mais uma frase icônica dentro do universo "Shut up and dance" onde o único barulho audível será aquele que você expressa em uma batalha, e ali seu respeito será conquistado.
Texto por Mayckon Almeida aka Fleshbonez OG Scriptz
1 comentários:
Muito bom mestre! Conteúdo valiosíssimo que você traz para nós. Um abraço!
Postar um comentário