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Ninguém que vai falar “Eu te amo” o faz de cabeça baixa. Certamente não transmitirá verdade em seu sentimento. Da mesma forma, um pai que repreende o filho não deixa de encará-lo: esse olhar carrega intimidação e firmeza.
No krump não é diferente. Nossa dança, que possui um caráter dramatúrgico, não pode deixar de transmitir verdade. Às vezes, alguém pode até ter uma boa técnica, mas por que não é considerado BUCK? Porque o buck está justamente na verdade que é transmitida através da movimentação — e, muitas vezes, essa verdade é transcendida pelo olhar. Movimentos simples ganham profundidade por causa dele, e é aí que surge uma técnica poderosa chamada Focus Point.
Focus Point
O Focus Point é uma movimentação característica do krump que enfatiza e direciona a atenção pelo olhar. Ele conecta os movimentos e cria uma linha de atenção contínua.
Ele pode aparecer de diferentes formas:
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como After Buck (a pontuação final de uma movimentação);
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como In-Between (ligação entre movimentos, também chamado Sync Moves);
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ou ainda como Character Moves (movimentos que expressam o personagem).
O Olhar e a Animosity
O olhar também está presente na Animosity, estado em que o dançarino traz dramaticamente emoção para o personagem, criando uma atmosfera de interação com o público.
Exemplo:
O krumper Tight Eyes costuma abrir bastante a boca ao executar movimentos de força. Isso acontece porque ele busca expressar a intenção de energia + poder em sua movimentação. Esse recurso é chamado de animosity ou animation.
Crowd Interaction e The Realm
O olhar é fundamental no Crowd Interaction, que é a capacidade de controlar o estado emocional do público. Quando meu antigo Big Homie Uglyfate me explicou isso, achei que ele estava viajando ao dizer que era possível “controlar” as emoções da plateia. Mas é exatamente isso: no krump você cria uma atmosfera chamada The Realm — um mundo espiritual ou metafísico em que sua personalidade ganha vida através do personagem.
Nesse estado, você decide se quer levar o público ao hype ou conduzi-lo através de sua Storytelling.
O Papel dos Personagens
Personagens dominantes como Gully, Cocky e Bully precisam usar o olhar obrigatoriamente. Esses papéis não permitem um olhar vazio, mas sim expressivo, capaz de transmitir verdade e sustentar toda a movimentação.
Dançar Interno x Externo
Muitas vezes, nós krumpers dançamos de forma interna — buscando apenas a movimentação dentro de nós. Quando isso acontece, a verdade fica retida. Mas, quando externalizamos através do olhar, essa atmosfera se expande e envolve toda a cena. Assim, o universo do personagem se manifesta no The Realm, e o controle do público se torna total.
Há quem dance apenas com técnica. Mas há quem una técnica e olhar — e essa combinação faz toda a diferença.
Conclusão
Olhe, sinta, passe sua verdade.
Isso, muitas vezes, não é apenas treino, mas um trabalho interno e psicológico. É compreender quem é o seu personagem e por que ele está ali. Esse entendimento transforma completamente sua movimentação e a verdade que você transmite.
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