'via Blog this'
Como Julgar uma batalha de krump(Battle judgement)
Como Julgar uma batalha de krump
Nesta nota venho abordar um tópico muito polemico onde vejo pessoas desabilitadas e mal entendidas acerca de como se avalia e se tem um julgamento de uma batalha de krump, agora esta na moda battles all style como se isto fosse a coisa mais sensacional do mundo (E é de fato) mas não se pode ter o mesmo olhar de uma dança proveniente das estruturas modelos de musicalidade do “Hip Hop” em relação ao krump sem antes tomar nota de alguns conceitos básicos .
Krump embora tenha musicalidade através do groove/bounce/Hit ela se comporta de forma diferente do fluxo que temos no Hip Hop, por exemplo, existe no krump algo chamado Timming que é onde eu adquiro o tempo de leitura em transição com a movimentação a ser desenvolvida para dar o exato ponto da mudança de ritmo (rhythm switch) ou transição de nível (start off,krump,liveness) ou mesmo desenvolvimento da dramaturgia representada pelo meu personagem, muitos vão até achar que o cara parou de dançar ou parou para pensar, NÃO, e o krump não é Power em todo o tempo como alguns pensam que tem que ter quebradeira o tempo todo,existe linhas e linhas que se aplicam em cada situação e em musicas diferentes por isto as musicas de krump são desenvolvidas a fim de desenvolver uma técnica especifica para um tipo de personagem especifico da mesma forma que quando quero dançar capoeira regional tenho são bento grande e quando quero dançar angola tenho são bento pequeno.
O krump se torna complexo no que se diz a respeito de julgar pois a complexidade não esta em achar legal ou alvoroçar o formigueiro,não é por ser muito BUCK que ganho batalha, não é por fazer muito TRICK que devo achar que tive a melhor performance,CARÃO não significa personagem(existe um conceito decorrente de uma linha a ser desenvolvida para dar o exato ponto da história a ser contada através dos concepts) Coerência nos concepts devem ser estabelecidas assim disse MADDHATTA no workshop do Wall to Wall.
Em muitas vezes vc vera experimentos em meio a uma batalha de Krump como também elementos pré-estabelecidos em um LAB, mas nenhum krump poderá ser completo em um único round(Palavras de Tight Eyez)
Então como julgar uma batalha Krump?
Categoricamente temos um dialogo assim imagine 2 homens e 1 mulher...
- O primeiro chega e diz: Já é? Ou já era?
- O segundo afirma: Nem sol... Tão pouco a lua ou as estrelas... Nenhuma delas em meio à formosura deixa se ensoberbecer mediante tanta virtuosidade e pureza ao contemplar sua tão ofuscante e resplandecente beleza.
Este texto serviu apenas para ilustrar a complexidade de um dialogo que pode e deve ser representado através do Krump e aquele que for mais complexo em seu dialogo certamente será favoritado a vencedor...
Mijo disse que essencialmente termos como GET OFF(são seus básicos,arms,grooves,stomp chest tudo que vc praticou em LAB e agora desenvolve em uma batalha) Musicalidade,Timming,Material(construção de concepts a partir de uma ideia que conta uma história dando vida e fluxo a sua session que mantém o publico entretido com sua performance)Combos,Kill Offs...
Dentro destes fatores teremos então uma leve equação para determinar neste jogo qual foi o grau de complexidade em que cada um dos oponentes se desenvolveu:
Básicos: O primeiro apresenta um dialogo em um jogo com os arms então observamos a complexidade destes arms, a organização destes arms em relação a musicalidade e assim avaliamos esta contrapartida em relação ao segundo oponente e assim se aplicaesta regra aos demais diálogos das técnicas básicas...
Os fatores citados acima são considerados, e ai começa a subtração das técnicas como em um jogo de Xadrez que vence aquele que teve maior capacidade e complexidade no dialogo, então se um tem apenas combos mas não tem musicalidade não tem timming ele tem excesso de material e não tem um bom fundamento krump mesmo que use muita informação e outro apresenta um bom arroz com feijão dentro dos padrões citados certamente ele levara a battle.
Musicalidade somente não é BUCK o suficiente pode ter um bom ouvido para marcar as viradas e momentos da musica, mas se não tiver Foundation (fundamento básico nas técnicas) não ira arrumar nada, isto falo, pois tem por ai uns e outros que dizem que as batalhas são roubadas sem ao menos entender o que acontecei e o que foi considerado para que um chegasse a ser vencedor, então antes de falar besteira vá estudar se recicle e se não sabe teu silencio a ti basta.
Sobre tudo Krump é dança expressão não da para avaliar ele do ponto de vista estrutural das outras danças, pois se alguém apresentar arms,stomp,chest dentro dos fundamentos vc por não conhecer ira achar que não foi tanto enternecedor pois vc julga o que gosta de ver e não o que o que é coerente dentro de um padrão estabelecido.
Então esta é apenas uma abordagem com base nas afirmações dos detentores do estilo que estiveram pelo Brasil e nos deram uma aula acerca do universo complexo que é o Krump.
E aos Bigs de plantão que se acham Bigs... Qual é a movimentação básica de um gully?Que movimentação expressa à linha beast, como ser Cocky dentro de um personagem sem achar que isto é representado apenas pelo CARÃO, pois toda linha de movimentação é precedida pela ideia das bases das linhas básicas que originam os personagens, se vc não sabe como se comporta um gully então minha pergunta é... Como vc desenvolve a linha característica de sua FAM?Ou sua Fam não tem linha de personagem? Talvez vc ache que para ser Big tudo se resume a ensinar arms ,jabs e chest...Certo?
0 comentários:
Postar um comentário